1º Ano


Referente à aula presencial do dia 07/11/2013 - 1º ano A

 
 Setembro/2013

Balanceando equações químicas

Identificar e balancear equações químicas.

Organizar em grupos de 3 pessoas.


Primeiro vamos entender a noção de equilíbrio químico. Clique no link e abaixo e assistam a animação para entender que uma equação química tem tendência a se equilibrar.


Para complementar os conhecimentos, acessem a animação "A química dentro de um bolo" Ela aborda a quantidade de ingredientes necessários para se fazer certa quantidade de bolo e de que forma devem ser dispostos os valores no primeiro e segundo membros para que a equação química esteja equilibrada.
Resolvam as equações e anotem as soluções no caderno. Utilizem a forma que desejarem para a realização do balanceamento (tentativa ou substituição).

  • Uma equação química deve ser balanceada de acordo com a Lei da Conservação da Matéria, pois a matéria não pode ser criada nem destruída durante a transformação química que ocorre em uma reação química (A lei de Lavoisier);
  • Há diferentes formas para se efetuar o balanceamento de uma equação química;
  • O método mais usado para determinar os coeficientes de uma equação é o método das tentativas
  • Em uma equação química, o número de átomos de cada elemento, deve ser o mesmo em ambos os lados da equação para que esta esteja balanceada;
  • Para realizar o balanceamento da equação, é necessário colocar um valor numérico antes dos símbolos o qual denominamos coeficiente estequiométrico;
  • Se o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso indicá-lo.   
Abaixo, vocês terão acesso a um vídeo com alguns detalhes sobre balanceamento.

Em seguida, acessem o link abaixo, leiam o texto e anotem no caderno as informações em destaque:  



Acessem agora o laboratório virtual, através do link abaixo, leiam as primeiras informações. Tais ações, tem como objetivo levá-los a compreender como se estrutura uma equação química e, quais são as características dos elementos químicos. Muita atenção na primeira leitura. Após as leituras, vocês devem inserir as fórmulas das substâncias nos respectivos espaços, de modo com que as equações fiquem balanceadas.  
Resolvam as equações e anotem as soluções no caderno. Utilizem a forma que desejarem para a realização do balanceamento (tentativa ou substituição).





Para finalizar, acessem o link Exercício 3, para fazerem os exercícios de balanceamento. 
Resolva-os no caderno, depois preencha os quadradinhos abaixo, copie e cole na caixa de mensagem ao lado esquerdo do blog, com seu nome e email. 
Ou envie direto para o e-mail:
silvioalexpb@gmail.com ou ainda pelo facebook: 
https://www.facebook.com/silvioalexpb

Exercício 1
S8
+
O2
==>
SO3

Exercício 2
P4
+
O2
==>
P2O5

Exercício 3
FeS2
+
O2
==>
Fe2O3
+
SO2

Exercício 4
Al
+
FeO
==>
Al2O3
+
Fe

Exercício 5
H3PO4
+
NaOH
==>
Na3PO4
+
H2O

Exercício 6
HCl
+
Mg(OH)2
==>
MgCl2
+
H2O

Exercício 7
H2SO4
+
NaOH
==>
Na2SO4
+
H2O

Exercício 8
FeCl3
+
NH4OH
==>
Fe(OH)3
+
NH4Cl

Exercício 9
Al2(CO3)3
==>
Al2O3
+
CO2

Exercício 10
KClO3
==>
KCl
+
O2

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